Me lembro de quando trabalhava no banco Mercantil do Brasil, com 17 anos. Tudo era manual: eu usava telex, impressora matricial e entregava talão de cheque. Mais tarde, quando abrimos a Luz e Oliveira Contadores, achávamos que estávamos no mundo digital, afinal, usávamos computadores no lugar de máquinas de escrever e, para a época, estávamos mesmo mais avançados em relação a tecnologia.
Tanto eu quanto meus sócios sempre investimos boa parte do faturamento da nossa empresa em conhecimento. Por isso, sempre buscamos sair da nossa zona de conforto e ir mais além! Hoje, não é diferente. No decorrer desses 25 anos de história vimos muitas mudanças acontecerem no mundo contábil.
O guarda-livros virou o gerador de impostos, o contador – sempre visto como uma pessoa que trabalhava exclusivamente para o governo – virou um digitador de documentos. Nós, contadores, éramos vistos como os profissionais que solicitavam documentos para lançá-los em sistemas, fazer registros e… só.
Agora, estamos nos reinventando. O contador começa a ser visto como um verdadeiro parceiro estratégico de negócios. Damos vida a nossa profissão e colocamos em prática tudo o que aprendemos na faculdade.
Era – e é – um sonho meu que a contabilidade seja mais valorizada. Nós, contadores, devemos ser vistos como profissionais que podem, de fato, ajudar os empreendedores a terem mais sucesso através do que sabemos fazer. Isso começa a ser possível por meio da tecnologia.
Sistemas estão sendo programados para realizar trabalhos manuais que, antes, um contador passava horas fazendo, desperdiçando tempo e inteligência. Hoje, estamos evoluindo e queremos levar nossos clientes junto com a gente para um novo mundo!
Para finalizar, gostaria de deixar uma mensagem para meus colaboradores e colegas de profissão:
“A contabilidade não irá acabar, como muitos pensam e falam. Nenhuma profissão vai acabar. Todas elas terão que se reinventar para continuar no mercado. É hora do contador se transformar em um consultor de negócio e, assim, prosperar por mais longos anos, fazendo a diferença na vida do empreendedor!”
Rosa da Luz – Sócia fundadora
Quer saber mais sobre a transformação contábil? Entre em contato conosco pelo Facebook ou através do nosso site.
Rumo a contabilidade digital, na velocidade da Luz!
Assim como tudo na vida passa por transformação, nós da contabilidade também não podemos ficar de fora. Quando falamos de Inovação não é deixar de lado uma profissão, é mudar e melhorar a forma de como fazemos hoje! E fazer com que tarefas burocráticas ou até mesmo repetitivas, sejam otimizadas e mais simples de executá-las. E com isso, o profissional tem mais tempo para focar, estudar e oferecer consultoria estratégica, gerando mais valor e crescimento para o seu cliente.
Excelente! Que possamos iluminarmos ainda mais o caminho dos nossos clientes com a transformação digital! 🚀