Todos nós – ou a grande maioria – já somos digitais de uma forma ou de outra. Sua empresa acompanha a transformação digital que acontece hoje?
Imagine que a caminho do trabalho você receba uma mensagem pelo WhatsApp de um familiar pedindo para fazer o pagamento de um boleto. Imediatamente você abre o aplicativo do seu banco e o paga, salva o comprovante no seu aparelho e, em seguida, envia o mesmo por e-mail.
Depois você checa as notícias do dia pelo seu jornal online e faz algumas pesquisas de preços. Então, entra num determinado site e começa a interagir com o atendente virtual que soluciona suas dúvidas referente ao produto que deseja adquirir, sobre as condições de pagamento e prazo de entrega. Você cadastra seu cartão de crédito, adiciona seu endereço e efetua a compra, a nota fiscal fica disponível imediatamente após a confirmação do pagamento, você faz download e salva no seu celular em PDF.
A tecnologia mudou a forma como fazemos as coisas. Tudo se tornou mais facilitado, dinâmico e rápido. Evoluímos e estamos conectados a tudo em todos os momentos. Temos muitas opções e o poder da escolha está em nossas mãos.
Portanto, as empresas que querem se manter vivas no mercado devem se adaptar ao novo perfil de consumidores: os digitais.
Ser digital vai muito além de ter uma boa estratégia de marketing. Ser digital é pensar em todos os setores da empresa, otimizando processos e levando mais segurança, agilidade e qualidade para o cliente sem perder a proximidade e o relacionamento.
A transformação digital é um processo de mudança que não ocorre do dia para a noite e, como já dito acima, engloba a empresa como um todo.
A cultura de um negócio é formada pela forma como as pessoas que fazem parte dele pensam, agem, o que acreditam e valorizam. Isso define como são as ações da organização. A transformação digital requer uma adaptação da cultura do negócio que alinhe a maneira como as pessoas pensam sobre as novas tecnologias e a sua importância.
Portanto, comece pelas pessoas, afinal, elas irão colocar esse projeto em prática.
Ao criar um novo modelo de negócio e reconstruir o que já existe é preciso quebrar os paradigmas e, muitas vezes, começar do zero. Pensar em uma nova gestão e nos novos cargos e funções do time são tarefas necessárias nesse processo. A transformação digital fará com que as pessoas precisam estar muito mais conectadas entre si, adquirindo novas tarefas, buscando novos conhecimentos.
A transformação digital muda o modelo de negócio atual da sua empresa e traz novas possibilidades. Assim, a maneira como você gera experiências para o cliente também precisa mudar, seja adaptando seu serviço ou oferecendo-o de uma forma totalmente digital. As novas possibilidades são:
Crescimento do alcance digital: a internet está em todas as partes do mundo;
Ampliação de produtos e serviços: usando recursos digitais para expandir as utilidades;
Transição do físico para o digital: lojas físicas transformam-se em lojas online;
Produtos digitais:da concepção à prática;
Serviços compartilhados: exigem grande integração entre o digital e o físico.
As tecnologias digitais mudam a maneira como nos conectamos com os consumidores e lhes oferecemos valor. Eles estão presentes e interagem com as empresas em tempo real, de maneira efetiva e participativa. Dão opiniões, avaliam e influenciam outras pessoas a comprarem.
Não tem como ser digital sem que mudemos os processos operacionais. É preciso simplificar e dar mais eficiência à eles. Para isso, alguns pontos precisam ser observados:
Comunicação: comunicar de forma ampla e rápida todos na empresa para ter processos mais ágeis;
Integração de setores: integrar diferentes setores, trabalhando de forma colaborativa;
Transparência organizacional: compreender os porquês é a melhor forma de fazer o que precisa ser feito de forma assertiva e com significado;
Decisões baseadas em dados: ter as informações necessárias é imprescindível para as tomadas de decisões;
Automação de atividades: a equipe não perderá tanto tempo analisando grandes relatórios por se concentrar em atividades mais estratégicas;
Organização: em empresas que são digitais, o processo de trabalho como o home office e o espaço de coworking serão realidades que realmente funcionam;
Acompanhamento de desempenho: com as ferramentas disponíveis no meio online ficará mais fácil analisar o desempenho do time, permitindo que o gestor possa tomar decisões corretas.
Embora pareça trabalhoso, agora é a hora de fazer a transformação digital da sua empresa. Envolva toda a equipe nesse processo para dar o ânimo e a motivação necessária. Afinal, só através da participação é que se obtém o comprometimento com a causa.
Quer saber mais sobre a transformação digital e entender como ela pode ajudar a sua empresa? Entre em contato conosco através do Facebook ou pelo nosso site.