A captação de recursos financeiros em bancos é uma prática que cada vez se torna mais comum para as empresas no Brasil. Possibilitando que o negócio alavanque e, em tempos de pandemia, fôlego financeiro para as empresas.
Quando o assunto é empréstimos e financiamentos, surgem muitas dúvidas. Umas das principais preocupações é com taxas e juros, visto que o Brasil é conhecido pelo alto custo de captação de crédito. Os tipos mais comuns de financiamentos, são para ampliação da estrutura da empresa e maquinários.
Com a instabilidade econômica, a necessidade de capital de giro, principalmente para pequenos e médios negócios, cresceu exponencialmente. Para sustentar a economia, manter empregos e fomentar o empreendedorismo, o Governo junto com instituições financeiras têm criado programas de crédito emergenciais, mantendo os juros abaixo da média e facilitando a contratação dos mesmos.
Um dos melhores programas criados este ano é o PRONAMPE, o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Essa linha de crédito conta com taxas de juros extremamente atrativas, selic + 1% ao ano e prazos de pagamento de até 36 meses com 8 meses de carência.
Como regra, as empresas podem solicitar até 30% do faturamento do ano de 2019, podendo ser utilizados não só para empresas com dificuldades de caixa mas também para investimentos e ampliação do negócio. Diferente de outras opções, nesta modalidade a aprovação e liberação de recursos é muito mais ágil, além de priorizar negócios de menor porte.
É importante lembrar também, que uma das condições para contratação, é a empresa manter no mínimo a quantidade de empregados que tinha em 19/05/2019 até dois meses após o pagamento da última parcela.
Em sua segunda fase, o PRONAMPE conta com um novo aporte de R$ 12 bilhões de reais e pode ser contratado através dos maiores e mais populares bancos como Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica. Para isto é muito importante verificar se a empresa recebeu o comunicado da Receita Federal referente a liberação do financiamento, junto a sua contabilidade.
Porém, antes da captação de recursos é imprescindível que o empreendedor conheça a situação financeira da empresa. Problema financeiro não se resolve com dinheiro, se resolve com imaginação e planejamento.
O fluxo de caixa é capaz de nos dar informações precisas de como realmente devemos agir e quais caminhos devemos tomar para que o dinheiro seja utilizado de forma mais adequada. Não adianta fazer um financiamento mantendo as mesmas formas de gastar.
Nós da Luz & Oliveira, podemos lhe ajudar a fazer e interpretar o caminho do dinheiro no seu negócio através do fluxo de caixa.
Mais que serviços contábeis, oferecemos também o BPO financeiro, um serviço de terceirização para todas as rotinas financeiras e controles da sua empresa. Além de gerar uma economia por não ter os encargos trabalhistas e demais burocracias de contratos CLT você conta com verdadeiros especialistas cuidando da saúde financeira do seu negócio.