Apesar de todos saberem da importância da inovação para o crescimento e manutenção das empresas no mercado, muitos empreendedores tem dificuldade na hora de estimular a criatividade. Pensando nisso nós falamos hoje da técnica Scamper. Uma técnica que pode ajudar você empreendedor que quer iniciar o processo de inovação com a equipe.
O Scamper é uma ferramenta para a fase inicial da criação de ideias dentro dos negócios. Ele serve para guiar o empreendedor na realização de uma sessão de brainstorming com a sua equipe a respeito da criação, inovação, modernização ou melhoria de produtos ou serviços. O Scamper torna possível direcionar e organizar a discussão de um grupo de pessoas para um resultado positivo.
O Scamper parte da premissa que não é preciso ser um gênio criativo para ter boas ideias, todos são capazes de criar.
Dado um produto ou serviço, os participantes da sessão devem propor ideias considerando as seguintes etapas:
Material: embalagem da bala por pote colecionável;
Ingrediente: açúcar por adoçantes naturais;
Nome: chamar o pacote de balas de pacote de desejos;
Processo: bala líquida, bala em fita, bala em spray.
Materiais: combinar materiais que recobrem a bala para torná-los fluorescentes;
Interesses: bala de energético;
Conceitos: bala “remédio”.
Tamanho: balas com tamanhos diferenciados em um mesmo pacote;
Qualidade: balas premium, com chocolates premium ou cervejas premium; balas de edição limitada; balas assinadas por chefs famosos.
Balas de cores inusitadas;
Sabores exóticos;
Cheiros impensáveis;
Formas ou texturas muito diferentes.
Nova situação: remédio, vitamina, energético;
Novo tipo de cliente: idosos, bebês;
Novo mercado: bala para canhotos;
Novos benefícios: bala para escovar os dentes.
Eliminar características: balas sem sabor;
Eliminar tamanho: novas mini balas.
Novas disposições: embalagens colecionáveis, conectáveis;
Novos serviços: uma assinatura de balas de edição limitada.
Note pelo exemplo acima que todas as ideias foram consideradas, porém isso não significa que serão aceitas e colocadas em prática. Essa técnica é um início para o processo criativo de inovação e cabe ao empreendedor a análise do quadro, das adaptações e, quem sabe, o emprego de novas ferramentas e técnicas até se chegar a “inovação ideal” para o seu produto ou serviço, considerando a lucratividade e o retorno que será obtido com a implementação da inovação.
Fique ligado no nosso blog e na Série: Como inovar nos negócios? onde traremos mais técnicas e ferramentas que podem ser usadas para auxiliar no processo criativo e de inovação.
Se quiser falar com nossa equipe, entre em contato através do Facebook ou pelo nosso site.