Enquanto uns são fãs dos números e adoram organizar planilhas de gastos e ganhos, outros preferem ficar a léguas de distância do assunto. Em pequenas empresas, onde não há uma pessoa exclusiva para cada função, o próprio empreendedor acaba por ter que cuidar do financeiro. Já parou pra pensar em como essa gestão sem apoio profissional pode impactar no seu negócio?
É muito comum ouvir queixas de empreendedores que não sabem onde foi parar o dinheiro no final do mês. Isso normalmente acontece pela falta de controle do financeiro.
Selecionamos três erros de controle na gestão financeira que pequenas empresas cometem:
Não separando o pessoal do seu negócio, os riscos para perder o controle financeiro são altos. Atraso de pagamentos a fornecedores, aumento de juros, necessidade de empréstimos: consequências que podem acabar desequilibrando os seus ganhos e o avanço da sua empresa.
A situação é ainda pior quando as vendas são feitas em prestações, com a retirada mensal de dinheiro do caixa. Sem o devido controle a empresa passa a não conseguir arcar com seus próprios custos. Já pensou em não poder pagar materiais essenciais como a matéria prima do seu produto?
Para garantir a segurança do seu negócio, tenha certeza de que a retirada de dinheiro é destinada apenas para gastos internos. Estimule, também, a criação do pró-labore, garantindo que cada sócio terá acesso ao pagamento pelo seu trabalho. Assim, cada um saberá quando pode gastar sem precisar interferir no avanço do negócio.
A situação acima não aconteceria se a empresa tivesse um controle do fluxo de caixa rigoroso para o presente e futuro. É através do fluxo de caixa que identificamos e projetamos todas as entradas e saídas em diferentes cenários e seu respectivo saldo. Sem ele, seu controle pode se tornar uma bagunça e a gestão financeira pode ir por água abaixo.
A boa notícia é que essa ferramenta é fácil de ser alimentada e pode ser feita até mesmo em uma planilha do Excel. O ideal é que o empreendedor inclua informações diariamente sobre a empresa. Isso fará com que o fluxo de caixa seja fiel à situação financeira da empresa.
Gastar além do que se ganha é um problema que atinge não somente as empresas, mas também as pessoas físicas. A falta do controle das contas faz com que ajam inadimplências que geram um histórico negativo no mercado. A longo prazo, será extremamente difícil conseguir crédito para comprar mercadoria com boas condições para pagar.
Por outro lado, a falta de controle das contas a receber causa a ausência de cobrança de clientes inadimplentes e a falta de histórico de pagamentos para o concedimento de descontos para clientes fiéis. Isso também impacta negativamente na sua empresa e pode te causar prejuízos desnecessários.
Terceirizar o financeiro pode ser a solução para uma boa gestão financeira. Assim, você traz profissionais qualificados que ficarão responsáveis por todos os controles e rotinas financeiras, geração de relatórios e análises, garantindo o controle e a segurança nas informações. Assim, você tem mais tranquilidade sobre a área financeira da sua empresa e pode se concentrar em outros aspectos importantes para o seu crescimento!
Quer saber mais sobre erros que podem te prejudicar ou precisa de ajuda no setor financeiro da sua empresa? Entre em contato conosco através do Facebook ou pelo nosso site.