Cobrança é um assunto chato e que gera um desconforto tanto para quem está sendo cobrado quanto para quem faz a cobrança. Por esse motivo, é normal encontrar empresas que têm dificuldades nesse momento delicado. Um estresse por parte do cliente ou do “cobrador” pode arruinar a relação e levar a perda do contato com quem está sendo cobrado.
Para tentar ajudar nesse momento, nós selecionamos os três principais erros cometidos na hora da cobrança.
O principal deslize é deixar o processo de cobrança em um segundo ou terceiro plano dentro das prioridades do time financeiro. Existe uma tendência muito grande de áreas que não têm uma pessoa dedicada ao processo, o que leva a responsabilidade para alguém que deve ligar para o cliente quando “tiver um tempinho” para isso.
Em primeiro lugar, toda empresa deve ter a sua régua de cobrança, ou seja, um processo definido de ações para cada dia ou período de inadimplência. Esse processo deve ser claro tanto para a equipe de cobrança quanto para o cliente. O cliente não saber quais são as consequências do atraso no pagamento pode trazer constrangimentos irreversíveis.
Em muitos casos, o processo de cobrança cria vínculo e relacionamento com o cliente. Se a mesma pessoa tiver em contato por e-mail e telefone, por exemplo, tem mais domínio da situação do cliente e uma certa “intimidade” para fazer as futuras cobranças passando credibilidade e confiança para o cliente.
Quer saber mais sobre como controlar e lidar com a inadimplência? Entre em contato conosco através do Facebook ou pelo nosso site.