O governo já iniciou o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600,00 para trabalhadores autônomos e informais que tiveram seus trabalhos afetados pela pandemia do COVID-19.
A medida está em andamento para trabalhadores que se cadastraram pelo aplicativo ou site do Auxílio Emergencial do Governo Federal e que cumpriram com os critérios para recebimento do benefício.
09/04: pessoas que estão no Cadastro Único que não recebem Bolsa Família e têm conta no Banco do Brasil ou poupança na Caixa Econômica Federal.
14/04: pessoas que estão no Cadastro Único que não recebem Bolsa Família, com conta poupança digital na Caixa ou conta no Banco do Brasil, incluindo neste grupo as mulheres chefes de família.
5 dias úteis após inscrição: trabalhadores informais que não estão no Cadastro Único.
10 últimos dias de abril: beneficiários do Bolsa Família.
27/04 a 30/04: pessoas que estão no Cadastro Único que não recebem Bolsa Família e trabalhadores informais inscritos no programa de auxílio emergencial.
10 últimos dias úteis de maio: beneficiários do Bolsa Família.
26/05 a 29/05: pessoas que estão no Cadastro Único que não recebem Bolsa Família e trabalhadores informais inscritos no programa de auxílio emergencial.
10 últimos dias úteis de junho: beneficiários do Bolsa Família.
A Caixa abrirá automaticamente as contas de poupança digitais para os beneficiários considerados aptos a receber o auxílio e que não tenham outra conta bancária nem sejam beneficiários do Bolsa Família.
Os que receberem o crédito por meio da conta digital poderão efetuar transferências ilimitadas entre contas da Caixa ou realizar gratuitamente até três transferências para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 dias. Além disso, podem pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras. A conta é isenta de tarifas.
O acesso à conta é feito pelo aplicativo Caixa Tem, que pode ser baixado na loja de aplicativos dos smartphones.
Para evitar aglomerações nas agências, a Caixa estabeleceu um calendário para os beneficiários que quiserem sacar em dinheiro o valor depositado nas poupanças digitais abertas para os trabalhadores:
27 de abril: nascidos em janeiro e fevereiro;
28 de abril: nascidos em março e abril;
29 de abril: nascidos em maio e junho;
30 de abril: nascidos julho e agosto;
4 de maio: nascidos em setembro e outubro;
5 de maio: nascidos em novembro e dezembro.
Quer saber mais sobre estes e outros assuntos? Entre em contato conosco pelo Facebook ou através do nosso site.