O home office foi uma das medidas adotadas por empresas nos últimos meses. Ter equipes trabalhando de casa ajuda sua empresa com redução de custos, como de infraestrutura (aluguel, IPTU, condomínio, luz, água, mobiliário etc.), impressões desnecessárias, energia elétrica e consumo de gasolina. Além disso, pode ser considerada uma ação de responsabilidade ambiental da empresa.
No entanto, é importante lembrar que os funcionários que trabalham em home office têm os mesmos direitos que os que trabalham dentro das empresas. É necessário fornecer o valor do ticket alimentação (caso esta seja uma política comum aos outros colaboradores), além de férias, 13º salário, recolhimento de FGTS, bônus, entre outros.
A única concessão poderá ser o valor do vale transporte, que nesse caso, não será necessário. A não ser que o colaborador tenha que fazer visitas à clientes em nome da companhia.
O gestor que decide colocar sua equipe em home office enfrenta alguns riscos, mas certamente ganhará na motivação de seus funcionários. A flexibilidade de horários é uma das vantagens mais apreciadas pelos colaboradores que atuam em casa.
Mas, para ser um bom funcionário e merecedor do benefício de trabalhar em casa, é preciso ter disciplina, organização e dedicação para manter a produtividade.
Segundo uma pesquisa da consultoria Talenses, quem trabalha de casa no Brasil trabalha mais feliz – e mais horas.
Precisa saber mais sobre as novidades esta modalidade? Entre em contato conosco pelo Facebook ou através do nosso site.