O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), que hoje é de 3%, foi reduzido pelo governo federal nesta quarta feira a 0% pelo prazo de 90 dias. A medida visa diminuir custos para empresas que precisem adquirir uma linha de crédito que ajudem a enfrentar a crise gerada pelo coronavírus. Confira fala de Tostes Neto sobre a redução de IOF em operações de crédito.
“Total desoneração do IOF que incide sobre as operações de crédito. O governo vai iniciar um amplo programa de linhas de crédito diferenciadas e especiais para atender às empresas, ao setor produtivo, com juros reduzidos”, afirmou Tostes Neto, secretário da Receita Federal.
O IOF, é um imposto federal pago por pessoas físicas e jurídicas em qualquer operação financeira, sejam elas de crédito, câmbio, seguro ou operações de títulos e valores mobiliários. O IOF é encontrado em diversas operações financeiras, como:
Ressaltamos que a redução de IOF em operações de crédito a zero é válida apenas para operações de empréstimo ou financiamentos por empresas, pessoa jurídica.
Quer saber mais? Entre em contato conosco pelo Facebook ou através do nosso site. 🙂